Renascimento ou Renascença- Do século XV até XVI

O período surgiu em Florença na Itália, um movimento de retorno a Antiguidade chamada Renascimento. O teocentrismo da Idade Média deu lugar à valorização do homem e teve início a Idade Moderna. 
O Renascimento resgatou os valores da cultura clássica greco-romana e uma nova concepção de vida passou a ser difundida, inclusive nas obras de arte.

Fonte de Netuno – Florença, Itália
As belas artes na Itália influenciaram tecelões e alfaiates. O povo italiao tornou-se conhecido pela construção de palácios, pintura e criação de uma rica indumentária de estilo próprio, mantinha a silhueta natural do corpo.

Marte e Vénus - Botticelli
Artes plásticas e Moda se mesclavam, já que a nobreza encomendava aos pintores, os desenhos de seus trajes para festas.

A roupa Feminina era composta, pela primeira vez de peças independentes: corpete, saia, e um par de mangas destacáveis. As mulheres usavam e gostavam de brincos, aros, anéis, e colares. Pérolas e joias faziam parte dos bordados e broches seguravam as mangas. As saias se abriam em formato cônico e as mulheres eram encaixadas dentro de uma armação, suas roupas eram colocadas sobre essa peça que não dava liberdade para quem à usava.
As mulheres renascentistas usavam uma túnica que era considerada como “roupa de baixo”, se chamava “chemise” e tinha mangas amplas com punhos apertados.
O cabelo era fator muito importante do visual renascentista, já que criavam penteados bem elaborados, usando joias, fitas e flores para o enfeita-lo, além de misturar o liso com cacheado e usar e abusar das tranças.
O rufo, que se assemelhava à uma roda de tecido fino e engomado, era usando por homens e mulheres. Obviamente essa opulência era sinônimo de prestígio social.


A roupa Masculina característica dessa época foi o gibão, correspondente ao paletó na contemporaneidade. Sobre o gibão, usavam a jacket, túnica aberta à frente e grande panejamento. Calções bufantes e meiões, compunham a parte inferior. Destaque para o adorno de efeito erótico (uma forma de destacar a virilidade do homem, que era muito importante na época) e de proteção, servia também para unir uma perna da calça à outra, em inglês chamado codpiece, e em português porta pênis. Para os pés masculinos, sapatos de bico achatado e largo, bem mais confortáveis que do período anterior.


Moda Inspirada no Renascimento:
Desfile Valentino inspirado no Renascimento, Collection Shanghai 2013:

http://www.youtube.com/watch?v=egjee7tNvL0


Desfile Fernanda Yamamoto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário