Moda e a Sétima Arte

O cinema surgiu no ano de 1985 pelas mãos dos irmãos Lumière que, na época tentavam melhorar a fotografia. A primeira apresentação pública foi feita no dia 28 de dezembro, no Salão Grand Café, em Paris com o filme L’arriviée d’um train em gare da La ciotat. Pouco mais de trinta pessoas estavam presentes, mas  a notícia se alastrou rapidamente. Esse trabalho artístico em pouco tempo se transformou numa indústria poderosíssima chamada de “Sétima Arte”
O processo de elaboração de um filme é complexo e nele o trabalho do figurinista tem importância fundamental.Como integrante do departamento de arte da companhia produtora, suas ideias e criações devem estar de acordo com a concepção visual do filme, o que inclui o local, época, tema, cenário e fotografia.
É incontestável o fascínio que as estrelas de cinema exercem sobre o público. Na construção de um mito a moda contribui para evidenciar.
O tipo de homem ou de mulher que consegue se impor na tela: Greta Garbo encarnou a mulher inacessível e altiva, Marilyn Monroe, a mulher inocente, sensual, vulnerável; Catherine Deneuve, a sensualidade glacial; Clark Gable foi o tipo exemplar de homem viril, cúmplice, imprudente; Clint Eastwood é identificado como homem cínico, duro.(Lipovetsky, 1989, p.214)
O cinema encerra verdadeira documentação da história da moda. Nos filmes, é possível avaliar a influência da moda em diversos períodos históricos, bem como o poder das interferências sociais, econômicas e culturais no vestuário dos povos, inclusive a relação da moda com os movimentos relacionados às artes e sua consequente evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário